Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Vila Franca de Xira, 02 de Outubro de 2022

2022-10-02 16:30:00

6º Touro - Joaquim Ribeiro 'Cuqui' (Palha - 455 quilos)

Joaquim Ribeiro 'cuqui' lidou o último da ordem, mais um Palha que não ofereceu facilidades, mas que teve teclas para se tocar e Cuqui, foi o pianista de serviço... 'Boa música' por parte do diestro, que por ambos os pitóns desenvolveu boas séries de naturais e derechazos. Faena completa, de bom nível e a única em que houve audíveis 'olés'.
Faena muito aplaudida e com música não constestada.

Cuqui bandarilhou com efectividade.

Joaquim Ribeiro 'Cuqui' - Volta

5º Touro - António João Ferreira (Palha - sobrero - 545 quilos)

António João Ferreira recebeu de boa forma o oponente, desenhando três veronicas de bonito timbre.
Sem brindar e sem música, a presença de 'Tojó' na arena para lidar o toiro sobrero, ficou restrita ao que o seu oponente lhe permitiu, ou seja, muito pouco ou nada. Escassez de potabilidade do Palha e esforço inglório do toureiro.

Nota: bandarilharam com solvência João Oliveira e Pedro Noronha.

António João Ferreira - Não foi autorizada volta

4º Touro - Manuel Escribano - (Palha - 460 quilos)

Passou discreto com o capote, seguindo para bandarilhas com mais um convite a repartir o tércio, desta feita com o bandarilheiro João Ferreira. Escribano deixou dois pares com solvência e Ferreira, dois pares, destacando-se o segundo. Ambos os toureiros, de ouro e prata, receberam enorme ovação.
Com a flanela rubra provou a investida por ambos os pitons, actuando em crescendo, sem que contudo chegasse ao nível da atribuição de música.
Brindou ao jovem novilheiro português Tomás Bastos.

Manuel Escribano - Volta não autorizada

3º Touro - Joaquim Ribeiro 'Cuqui' (Palha - 485 quilos)

Joaquim Ribeiro 'Cuqui' - Neve e ouro

Cuqui passou discreto em capote, passando ao tércio de bandarilhas, repartindo-o com Manuel Escribano, 'devolvendo' o convite anterior... Cuqui e Escribano deixaram com facilidade e eficácia (mais que brilhantismo) os três pares da praxe.
De muleta e numa faena sem música, Cuqui protagonizou labor esforçado, de intentos e mais intentos de ligação de passes não mais que isolados e sem repetição, não tendo passado tudo de - esforço!

Joaquim Ribeiro 'Cuqui' - Volta

2º Touro - António João Ferreira - (Palha - 490 quilos)

António João Ferreira - Pérola e Ouro

Nota: O primeiro toiro do lote de António João Ferreira saiu a perder as mãos, facto pelo qual foi correctamente devolvido aos currais, lidando o diestro aquele que haveria de ser o segundo do seu lote.

Bem de capote e sobretudo muito 'fino' de muleta, 'Tojó' continua a exibir faculdades na sua forma clássica e estética de correr a mão, mesmo e quando se enfrenta com um Palha cuja investida foi por vezes brusca.
As primeiras séries foram por ambos os pitons e com muita qualidade. Faena com música e brinde a Vasco Pereira, cabo dos Amadores de Vila Franca.

Saudaram 'montera em mão' os bandarilheiros João Ferreira (dois soberbos pares) e Pedro Noronha.

António João Ferreira - Não deu volta, embora autorizada

1º Touro - Manuel Escribano - (Palha - 460 quilos)

Manuel Escribano - Azul Marinho e Ouro

Manuel Escribano inaugurou as lides desta tarde dedicada ao toureio a pé, recebendo o oponente de joelhos em terra, com uma larga afarolada. Prosseguiu por veronicas de boa nota.
Em bandarilhas e por cortesia, dividiu o tércio com Joaquim Ribeiro 'Cuqui', destacando-se nesta ocasião o par de Cuqui, de muito boa nota e o segundo de Escribano.

Depois de brindar ao público, o diestro seguiu para uma faena de muleta discreta, sem grande ligação, mas com passes isolados por ambos os pitóns e que apesar de tudo, foi acompanhada de música (protestada pelo público).

Manuel Escribano - Volta

 

Cortesias...

Segunda corrida da Feira de Outubro de Vila Franca.

A Palha Blanco volta a abrir portas em tarde calorosa para receber uma corrida diferente, exclusivamente a pé, com o forte atractivo a residir na lide de toiros da ganadaria Palha.

O TouroeOuro conta-lhe tudo em rigoroso DIRECTO.

Em cartel, os diestros Manuel Escribano, António João Ferreira e Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’.

A Palha Blanco regista uma entrada que ronda um terço de lotação (com maior incidência nos sectores de sombra), sendo o espectáculo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Fábio Costa, assessorado pelo médico veterinário, Jorge Moreira da Silva.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0