Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Moita, 17 de Setembro 2022

2022-09-17 21:30:00

8 - Touro - João Silva 'El Juanito' (Murteira Grave - 469 quilos)

João Silva 'El Juanito' lidou o oitavo da corrida e bem...
Depois de um bom tércio de capote, seguiu para a muleta, numa faena brindada a António Palha Ribeiro Telles, presente nas bancadas da Daniel do Nascimento.
Com a flanela rubra, desenhou faena em crescendo, com séries pelos dois lados, algumas repousadas, atingindo o momento cumbre com os circulares de muito boa nota.

João Silva 'El Juanito' - Volta

7º Touro - Joaquim Ribeiro 'Cuqui' (Murteira Grave - 450 quilos)

Joaquim Ribeiro 'Cuqui' lidou o sétimo da ordem, daquilo que já é uma longa noite de toiros...
De capote, bem, com veronicas de bom tipo.
Em bandarilhas andou solvente nos dois primeiros pares, deixando um terceiro ao quiebro, excessivamente traseiro.
De muleta, aproveitou o 'sumo' que tinha o oponente de Murteira Grave, construindo uma faena de timbre agradável, com passes por ambos os pitons.

Joaquim Ribeiro 'Cuqui' - Volta

6º Touro - João Ribeiro Telles (Passanha - 505 quilos)

Foi rápida a segunda actuação de João Telles, devido de ter sido abreviada...
O toiro terá saído com problemas de locomoção e em consequência, sob forte protesto do público, permaneceu na arena, abreviando Telles a sua lide, deixando apenas e só, a ferragem da praxe e em número reduzido.

David Solo consumou à primeira a pega deste toiro, vestindo a jaqueta dos Amadores da Moita.

João Ribeiro Telles - Não deu volta
David Solo - Não deu volta (saudou)

5º Touro - João Salgueiro (Passanha - 535 quilos)

Depois dos regulares compridos, João Salgueiro seguiu para uma série de curtos bem preparados, com reuniões de boa nota e efectivações também elas muito correctas.
Actuação limpa, do agrado do público e que fez recordar 'outros tempos...'.
Boa exibição.

A terceira pega da noite, de quatro a cargo dos Amadores da Moita, foi concretizada à terceira tentativa por Fábio Silva.

João Salgueiro - Volta
Fábio Silva - Volta

4º Touro - João Silva 'El Juanito' - (Murteira Grave - 490 quilos)

Vestindo 'lila y oro', entrou na arena para a lide do quarto da ordem, da ganadaria de Murteira Grave, o diestro João Silva 'El Juanito'...
Depois do tercio de capote, Juanito levou a efeito uma faena de bom nível, brindada ao público, na qual exibiu ofício e a boa forma que atravessa. Passes por ambos os pitons, sendo a primeira série de fino recorte e de muitos quilates, motivando o toque do pasodoble 'Virgen de Macarena'.
Faena com alguns improvisos e variedade, que a Moita muito ovacionou.

Nota: João Ferreira saudou 'montera en mano' pelos dois bons pares de bandarilhas deixados a este toiro.

João Silva 'El Juanito' - Volta

3º Touro - Joaquim Ribeiro 'Cuqui' (Murteira Grave - 450 quilos)

Foi escasso de forças e de intenções o primeiro da ganadaria de Murteira Grave, rachando-se imediatamente antes do tércio de muleta.
Joaquim Ribeiro 'Cuqui', recebeu o oponente com uma larga afarolada de joelhos em terra, sendo este o mais destacado momento com o capote.
Bandarilhou, deixando três pares efectivos, sendo o último 'al quiebro'... Durante o tércio de bandarilhas, sofreu uma voltareta afortunadamente sem consequências de maior.
De muleta, 'Cuqui' não logrou repetição, numa faena sem música e sem potabilidade.

Joaquim Ribeiro 'Cuqui' - Volta

2º Touro - João Ribeiro Telles - (Passanha - 470 quilos)

A segunda actuação da noite, esteve a cargo de João Ribeiro Telles, naquele que é o seu segundo compromisso nesta Feira Taurina da Moita 2022.
Telles brindou ao Grupo de Forcados Amadores da Moita, sendo que levou a efeito uma actuaçao em timbre discreto até à terceira bandarilha curta, momento a partir do qual subiu de tom, deixando a ferragem da praxe com ligeiras batidas ao piton contrário, tudo em tom suave e com o temple como tónica da sua exibição.

João Raposo, novel Cabo dos Amadores da Moita, efectivou pega ao primeiro intento, brindando 'às suas jaquetas', em concreto ao antigo cabo e seu irmão, Pedro Raposo.

João Ribeiro Telles - Volta
João Raposo - Volta

1º Touro - João Salgueiro - (Passanha - 465 quilos)

O cavaleiro João Salgueiro, veteraníssimo, lidou o primeiro da ordem, em crescendo...
Vestindo casaca azul e ouro, o ginete cumpriu em compridos, bem como nos dois iniciais curtos, evoluindo na lide, deixando a partir da terceira bandarilha, excelentes ferros, ovacionados pelo público.

A primeira pega da noite, das quatro a cargo dos Amadores da Moita, foi consumada pelo ainda Cabo Pedro Raposo, que hoje se despede da formação que até aqui liderou, naquela que foi a sua derradeira pega, fechando-se ao primeiro intento.
Pedro Raposo foi passeado a ombros por actuais e antigos elementos do seu Grupo.

João Salgueiro - Volta
Pedro Raposo - Volta

Cortesias...

O TouroeOuro está de regresso à Moita e à sua Daniel do Nascimento, para lhe contar tudo neste ‘novo cartel’ improvisado com imaginação e dignidade pelo empresário Ricardo Levesinho, para contornar as dificuldades impostas pela ‘Tempestade Danielle’ e que inviabilizou por completo a realização dos espectáculos agendados para os transactos dias 13 e 14 de Setembro.
O cartel ‘misto’, ficou composto pelos cavaleiros João Salgueiro e João Ribeiro Telles, bem como pelos diestros Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ e João Silva ‘El Juanito’.
A Corrida do Município, ficará também marcada pela despedida do Cabo dos Amadores da Moita, Pedro Raposo.
As cortesias já se fizeram, com o tauródromo a registar uma entrada que ronda os dois terços (fracos) de entrada.
Lidar-se-ão quatro toiros de Passanha e quatro de Murteira Grave, com Direcção a cargo do Delegado Técnico Tauromáquico Ricardo Dias, assessorado pelo Médico Veterinário, Carlos Santos.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0