Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Abiul, 7 de Agosto 2022

2022-08-07 17:30:00

6º Touro - António Ferrera (Juan Albarrán - 445 quilos)

Esta segunda aparição na arena de Antonio Ferrera, marcou o 'reencontro' do diestro com a aficion abiulense.
Bem em capote, e muito bem em bandarilhas, cravando dois pares, o segundo 'al violin'. Dividiu o tércio com João Ferreira, quem também deixou um bom par, no alto.
De muleta e após brindar a Rui Bento, seguiu para uma faena completa, com um toiro de Albarrán se que rachou rapidamente, mas que Ferrera soube fazer investir mesmo e quando parecia já nada haver a retirar deste 'poço'.
Faena larga, por ambos os pitons e excelentemente acompanhada musicalmente pela banda aqui presente.

Antonio Ferrera - Volta e volta

5º Touro - Luís Rouxinol Jr. (São Marcos - 615 quilos)

Muito boa actuação de Luís Rouxinol Júnior frente ao quinto da ordem.
Rouxinol deixou bons compridos, para seguidamente levar a efeito uma lide de qualidade, com curtos de excelência, superiormente rematados. Terminou com um palmito de nível, numa soma de triunfo.
Bom toiro de São Marcos, premiando-se o ganadeiro com volta à arena.

A última pega destinada à formação de Tomar, esteve por conta de Fábio Sousa, sendo concretizada ao primeiro intento.

Luís Rouxinol Júnior - Volta
Fábio Sousa (GFA Tomar) e primeiro ajuda - Volta e volta
Ganadeiro (representante da ganadaria) - Volta

4º Touro - Marcos Bastinhas - (São Marcos - 545 quilos)

Regressamos às lides equestres e com elas regressou também Marcos Bastinhas.
O ginete andou bem em compridos, cumprindo em bandarilhas, com a sua costumeira alegria em praça, contagiando os presentes. Terminou com um par de bandarilhas deixado à passagem pelo corredor.

A terceira pega da tarde, também como as restantes a cargo dos Amadores de Tomar, esteve por conta de Renato Pereira, sendo consumada à terceira tentativa.

Marcos Bastinhas - Volta
Renato Pereira (GFA Tomar) - Volta

3º Touro - Antonio Ferrera (Juan Albarrán - 450 quilos)

Antonio Ferrera lidou um astado da ganadaria espanhola de Luís Albarrán, com escassez de trapio mas que acabaria por servir ao show de Ferrera.
Recebeu por veronicas e chicuelinas, sendo que na muleta, a passo construiu uma faena de nível, embora num registo q.b. face ao tauródromo em que actua.
O público ovacionou, tentando relevar o que aqui se aprecia e muito e que não aconteceu, que o matador bandarilhe. Ferrera não o fez, conforme seu apanágio de há uns anos a esta parte.

Bandarilhou Chacón e João Ferreira, com correcção.

Antonio Ferrera - Volta

2º Touro - Luís Rouxinol Jr. - (São Marcos - 615 quilos)

Luís Rouxinol Júnior lidou o segundo São Marcos da ordem e lidou bem.
Nos compridos andou regular para nos curtos dar 'salto' qualitativo, deixando uma série de curtos fruto de correctíssimas abordagens ao oponente, boas reuniões e desplantes que agradam ao público abiulense.
Terminou com um palmito de boa nota.

A segunda pega da calorosa tarde de toiros no centro do país, foi consumada pelo Cabo da formação de Tomar, Hélder Parker, efectivando ao terceiro intento.

Luís Rouxinol Júnior - Volta
Hélder Parker (GFA Tomar) - Volta

1º Touro - Marcos Bastinhas - (São Marcos - 620 quilos)

A primeira lide da tarde esteve por conta do cavaleiro alentejano Marcos Bastinhas.
O ginete foi receber o primeiro à porta gaiola, criando furor pelas bandas de Abiul.
Deixou bem os compridos, para seguir para uma lide dinâmica e com ritmo, cravando bem as bandarilhas da praxe, primeiramente com batidas ao piton contrário e depois, com alegria numa brega a duas pistas. Terminou com palmo e um cite em piruetas diversas.
Actuação muito aplaudida pelo conclave.

A primeira de quatro pegas a cargo dos Amadores de Tomar, foi consumada por Francisco Coelho, ao primeiro intento.

Marcos Bastinhas - Volta
Francisco Coelho (GFA Tomar) - Volta

Cortesias...

Abiul continua em festa!
O Bodo não dá tréguas e pese embora a noite tenha sido longa, as gentes voltaram a encontrar-se no ponto de partida do convívio de ontem à noite.

Hoje, a mais antiga Praça de Touros do país, volta a abrir portas para receber uma corrida de touros mista, com cartel composto por Marcos Bastinhas e Luís Rouxinol Júnior, bem como o Grupo de Amadores de Tomar e António Ferrera.

As cortesias já se fizeram, num festejo dirigido pela Delegada Técnica Tauromáquica Sandra Strech, assessorada pelo Médico Veterinário José Luís Cruz.

O tauródromo regista uma entrada que ronda a meia casa fraca, sendo que os toiros de São Marcos para a lide a pé, serão substituídos pelos da ganadaria de Juan Albarrán.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0