Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Ganadarias Prudêncio e António Silva ganham prémios em disputa nas Caldas da Rainha

  • 2022-07-31 03:21
  • Autor: Solange Pinto
  • Autor da Foto: João Dinis


Realizou-se na Praça de Touros das Caldas da Rainha, uma corrida de touros com cartel composto pelos cavaleiros Gilberto Filipe, Manuel Telles Bastos, Luís Rouxinol Júnior, Joaquim Brito Paes, António Telles filho e Tristão Ribeiro Telles, com pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Coruche, Aposento da Chamusca e Amadores das Caldas da Rainha.
Lidaram-se em 'corrida concurso', perante dois terços fortes de entrada, toiros das ganadarias Antonio Silva, Condessa de Sobral, Prudêncio, Jorge de Carvalho, São Martinho e Canas Vigouroux.
Os prémios Apresentação e Bravura foram entregues aos ferros de Prudêncio e Silva, respectivamente.
CRÓNICA DA CORRIDA
GALERIA FOTOGRÁFICA

A Praça de Touros de Caldas da Rainha, abriu as suas portas pela primeira vez na presente temporada, de forma a receber uma corrida de touros com elenco equestre composto pelos cavaleiros Gilberto Filipe, Manuel Telles Bastos, Luís Rouxinol Júnior, Joaquim Brito Paes, António Telles filho e Tristão Ribeiro Telles.

Noite agradável no que a clima diz respeito e público animado e entusiasta, a marcar uma noite de touros agradável. Cerca de dois terços fortes de lotação preenchida, com lides de toiros de seis distintas ganadarias, que a concurso disputaram os prémios de Apresentação e Bravura, ganhos pelas ganadarias Prudêncio e António Silva, respectivamente.
Além destes dois exemplares 'triunfadores', sairam à arena ainda reses de Condessa de Sobral, Jorge de Carvalho, São Martinho e Canas Vigourox, díspares em trapio e sobretudo, em comportamento.

Abriu a função depois de ser homenageado pelo logro de ser bi-campeão de equitação de trabalho, Gilberto Filipe. O ginete de Atalaia, cumpriu de boa forma a sua passagem pela arena caldense, deixando com regularidade a ferregam da ordem, pautando-se a função pelo ritmo impresso a uma lide com epílogo num palmito. Gilberto Filipe lidou o 'transmissivo' toiro de António Silva, exemplar este que saiu dos curros directamente à trincheira do tauródromo.

Manuel Telles Bastos lidou o bonito toiro de Condessa de Sobral, mansote e que procurou tábuas desde início, obrigando Telles a 'correr atrás do prejuízo'.
Bem ainda assim a deixar a ferragem da praxe.

Luís Rouxinol Júnior enfrentou-se com o toiro de Prudêncio. O astado 'deixou-se' sem levantar questões de maior, chegando mesmo a permitir ao jovem toureiro uma actuação com dois magníficos curtos, numa prestação com 'gás' sobretudo por parte do toureiro. Terminou com dois palmitos de boa nota.

Joaquim Brito Paes foi o quarto actuante da noite, tendo por diante um exemplar da ganadaria de Jorge de Carvalho. Sem ser de bandeira, foi outro toiro que permitiu que o toureiro exibisse o seu conceito, deixando boas bandarilhas, com batidas ao piton contrário e remate das sortes, num conjunto que funcionou. Brito Paes fez um bonito e muito emotivo brinde à sua irmã Mariana, presente na bancada e ao seu irmão Luís, seu peão de brega.

O toiro da ganadaria de São Martinho foi lidado pelo jovem António Telles filho, agradável em toda a função, embora dificultada apenas pela escassez de transmissão do oponente. Custou trabalho ao toureiro chegar
às bancadas, embora houvesse correcção na forma como executou as sortes.

Fechando as lides equestres, saiu à arena o jovem Tristão Ribeiro Telles, lidando o Canas Vigouroux. Andou cumpridor embora sem deslumbrar, até ao momento em que deixou dois violinos e aí sim a 'acordar' o publico que muito aplaudio a derradeira fase da sua actuação.

As pegas da noite estiveram por conta dos Grupos de Forcados Amadores de Coruche, Aposento da Chamusca e Amadores das Caldas da Rainha.

Pelos Amadores de Coruche, em duas pegas ao primeiro intento, estiveram os forcados João Prates e João Mesquita.

Pelos da jaqueta do Aposento da Chamusca, 'jogaram' na linha da frente, os forcados Vasco Coelho dos Reis, efectivando ao quarto intento e; Alexandre Mira, concretizando à terceira tentativa.

Pelos da casa, ou seja, Caldas da Rainha, pegaram à primeira tentativa, António Aplleton e Duarte Manuel (cabo).

O festejo foi dirigido pela Delegada Técnica Tauromáquica Ana Pimenta, assessorada pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.

 

 

 

 

 

 

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0