• geral@touroeouro.com

Garraiada da Queima das Fitas de Coimbra termina por referendo

  • 2018-03-14 11:32


Os alunos da Universidade de Coimbra decidiram em referendo, realizado esta terça-feira, terminar com a tradicional Garraiada da Queima das Fitas, que anualmente levava milhares de alunos até à Praça de Touros da Figueira da Foz.

Com 70,7% dos estudantes a votar ‘Não’ à pergunta, ‘Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas’, deverá assim terminar de forma oficial uma das tradições estudantis mais antigas, numa cidade que até têm um Grupo de Forcados Académicos.
Nesta votação houve ainda 26,7% de votos ‘Sim’, 49 votos nulos e 96 votos brancos, num universo de 5.638 votantes, numa universidade com cerca de 24.000 estudantes.

Esta decisão dos estudantes, deverá agora ser ratificada pelo Conselho de Veteranos, que não se deverá opor a esta decisão, numa Queima das Fitas que se realizará de 4 a 11 de Maio.

Recorde-se que nas garraiadas das queimas das fitas, realizadas um pouco por todo o país, já passaram algumas das maiores figuras da nossa tauromaquia, que aí davam os seus primeiros passos, numa tradição que agora parecem querer terminar por referendo.

Meteorologia