• geral@touroeouro.com

Fernando Quintela e Gilberto Filipe homenageados pela Câmara de Alcochete

  • 2018-01-12 17:47


Integrado nas comemorações dos 120 anos da Restauração do Concelho, a Câmara Municipal de Alcochete irá atribuir ao forcado Fernando Quintela (a titulo póstumo) e ao cavaleiro Gilberto Filipe as Medalhas de Honra da Restauração do Concelho relativamente à Cultura e Ciência e Mérito Desportivo, reconhecendo assim a importância e valor de ambos para a Vila de Alcochete.

A câmara municipal vai homenagear ainda com a medalha da Restauração do Concelho, o jovem forcado Fernando Reynolds Quintella que, aos 26 anos, perdeu a vida com a jaqueta do grupo de Forcados Amadores de Alcochete, após uma colhida sofrida numa corrida integrada nas Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, em 2017. Sendo Alcochete terra mãe de forcados e estando a festa brava fortemente enraizada nas tradições do concelho e na identidade local, a câmara municipal presta a devida homenagem póstuma a Fernando Quintela pela forma exemplar de estar na vida e pelo seu desempenho e dedicação à arte de pegar toiros enquanto membro do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete’, refere a edilidade alcochetana, ‘justificando’ assim a distinção atribuída a título póstumo ao forcado do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete.

Relativamente a Gilberto Filipe, que é agraciado com a Medalha de Mérito Desportivo, justifica assim a Câmara Municipal de Alcochete, ‘teve em 2017 um ano fantástico na conquista de vários títulos nacionais e internacionais na disciplina de equitação de trabalho. Especial destaque para o troféu conquistado no Torneio das 6 Nações no Salão do Cavalo em Paris, a nível individual e por equipas e outros títulos nacionais.
Atualmente faz o que mais gosta que é montar a cavalo e tem uma vida profissional ligada ao toiro e ao cavalo, em que a par de uma carreira como cavaleiro tauromáquico participa em provas de ensino e equitação de trabalho. Tem instalado na Fonte da Senhora, freguesia de Alcochete o seu polo de trabalho e centro de equitação onde desenvolve a sua atividade relacionada com o ensino do cavalo.

Foram ainda agraciados com as Medalhas de Restauração,  Clube de Ciência e Tecnologia do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Henrique dos Santos Costa e José Francisco da Costa Carraça Caninhas. Além de Gilberto Filipe, são ainda galardoados com as Medalhas de Mérito Desportivo, o Futebol Clube de São Francisco, Ana Sofia Costa Sequeira e Beatriz Lino Casalou Domingues. São igualmente condecorados alguns dos trabalhadores da Câmara Municipal de Alcochete que se destacaram pelos seus préstimos ao serviço da edilidade, bem como da Junta de Freguesia de Alcochete.

A cerimónia solene, decorrerá no próximo dia 21 de Janeiro, domingo, pelas 15.30 horas, no Núcleo de Arte Sacra, em Alcochete.